16 novembro 2006

Memphis, Tennessee

O Wikipedia explica:


Memphis ou Mênfis é uma cidade do Tennessee, nos Estados Unidos da América. Localiza-se no sudoeste do estado. Tem cerca de 680 mil habitantes na cidade e cerca de 1.230 milhão habitantes na área metropolitana. Foi fundada em 1819. Ficou mundialmente conhecida por causa de Elvis Presley que morou na cidade de 1948 até 1977, data de sua morte. A mansão Graceland é hoje um dos principais pontos turisticos da cidade com visitação de 600 mil pessoas por ano, além das duas estátuas em homenagem ao Rei do Rock. A cidade de Memphis é considerada por muitos como uma das três mais importantes cidades dos EUA em relação a música ao lado de New Orleans e Nashville.

O Tennessee é um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América, localizado na Região Sudeste do país. A economia do Tennessee está baseada primariamente na indústria de manufatura, na prestação de serviços financeiros e imobiliários, no turismo e na agricultura.

Muito do atual Tennessee, durante o período da colonização britânica da região das Treze Colônias, fazia parte do atual Estado de Carolina do Norte, e era facilmente a região mais ocidental das antigas Treze Colônias britânicas. O Tennessee era inicialmente escassamente povoado. Porém, passou a receber números cada vez maiores de assentadores, a partir da década de 1750. O Tennessee, por causa dos Apalaches, era isolado do restante da Carolina do Norte. Após o reconhecimento da independência dos Estados Unidos por parte do Reino Unido, em 1783, os habitantes da região passaram a pedir pela separação da região do atual Tennessee do restante da Carolina do Norte. Assim sendo, em 1796, o Tennessee separou-se da Carolina do Norte, tornando-se o 16º Estado americano, em 1 de junho de 1796.

O cognome do Tennessee é The Volunteer State - O Estado dos Voluntários. Isto deve-se do espírito militar da população do Estado. Durante a Guerra Civil Americana, foram realizados mais batalhas no Tennessee do que em qualquer outro Estado americano, com exceção da Virgínia.


O Tennessee era um dos Estados americanos que adotava a política segregação racial em instituições educacionais tais como escolas, por exemplo. A Suprema Corte americana ordenara em 1954 que todos os Estados americanos que possuíam leis segregacionistas em instituições educacionais acabassem com tais leis segregacionistas. O processo de desegregação foi lento, mas gradual no Tennessee, terminando em torno de 1965. Três anos depois, um dos líderes do movimento de direitos civis dos afro-americanos, Martin Luther King, foi assassinado em Memphis, Tennessee.

Durante a década de 1970, os habitantes do Tennessee aprovaram em um referendo uma lei que limitavam os gastos do governo do Estado. Esta lei fez com que o Tennessee passasse a possuir desde então a menor dívida per capita entre qualquer Estado americano.

O Tennessee limita-se ao norte com o Kentucky e a Virgínia, a leste com a Carolina do Norte, ao sul com a Geórgia, o Alabama e o Mississippi, e a oeste com o Arkansas e o Missouri. O Tennessee, juntamente com o Estado de Missouri, é o Estado americano que possui mais Estados vizinhos. Tanto o Tennessee quanto o Missouri limitam-se com oito diferentes Estados americanos cada.

O Tennessee possui um clima subtropical úmido, com invernos relativamente amenos e verões quentes. A diferença de temperatura de uma região a outra não supera os 3°C entre nenhum ponto do Estado.

No inverno, a temperatura média anual do Tennessee é de 3,5°C. A média das mínimas é de 1°C, e a média das máximas, de 10°C. Temperaturas dificilmente caem abaixo de -12°C, e podem superar facilmente os 16°C. A temperatura mais baixa já registrada no Estado foi de -36°C, registrada em Mountain City em 30 de dezembro de 1917. No verão, a temperatura média do Tennessee é de 26°C. A média das mínimas é de 19°C e a média das máximas é de 32°C. A temperatura mais alta já registrada no Estado foi de 45°C, registrada em Perryville, em 29 de julho e em 9 de agosto de 1930.

A taxa de precipitação média anual de chuva do Tennessee é de 132 centímetros, variando entre 142 centímetros na região central a menos de 120 centímetros na região noroeste e na região nordeste do Estado. A taxa de precipitação anual de neve do Tennessee varia entre 12 centímetros no oeste a 25 no leste, chegando a mais de 50 centímetros na região de Blue Ridge.

Raças e etnias

80,2% Brancos
16,4% Afro-americanos
2,2% Hispânicos
1,0% Asiáticos
0,3% Nativos indígenas
1,1% Duas ou mais raças
Os cinco maiores grupos étnicos do Tennessee são americanos (que compõem 17,5% da população do Estado; a grande maioria são descendentes de ingleses e escoceses), afro-americanos (16,4%), irlandeses (9,3%), ingleses (9,1%) e alemães (8,3%). Afro-americanos estão concentrados primariamente na região ocidental do Tennessee e em Nashville.


A atual capital do Tennessee é Nashville. Anteriormente, Knoxville, Kingston e Murfreesboro já serviram como a capital do Estado. Memphis é a maior cidade do Tennessee, embora Nashville seja a maior região metropolitana do Estado.

1 Comments:

At 17 novembro, 2006, Blogger dea said...

Eu vou te mostrar um lugar pra tu tirar foto se tu passar perto do rio Mississipi!!! ehehhehehe adivinhaaaa???? :P

 

Enviar um comentário

<< Home